Um pouco sobre Hoje
Colégio Est. Diogénes de Castro Ribeiro.
Jaraguá, 21 de agosto de 2013.
Alunas: Yesica M; Joice G; Amanda L; Rodrigo G.
Prof°: Cristina.
Ano: 1° Turma: “B”
Valor:____________ Nota:____________
Maçonaria
Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Principais Características:
Principais Características dos Ritos Maçônicos:
Adonhiramita: Criado pelo Barão de Tschoudy, ilustre escritor, em Paris, França no ano de 1766, de caráter místico e cerimonial, atualmente só em funcionamento no Brasil.
Brasileiro: Rito que se originou em 1878 em Recife, com o primeiro movimento maçônico brasileiro. Ficou adormecido até que em 1976 por iniciativa do Grão Mestre Lauro Sodré, deu o caráter de regular, legítimo e legal para o rito. Este sofreu ainda atualizações, para a sua forma atual.
Escôces Antigo e Aceito: Derivou-se do Rito de Heredon, em 1º de maio de 1786 foram fixados as regras e seus fundamentos, composto até hoje de 33 graus, atualmente é o rito mais difundido nos países latinos.
Escocês Retificado: Como o próprio nome afirma,este