Amostragem e Distribuição Normal
Amostragem é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado adequado para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável.
Amostragem Probabilística todos os elementos da amostra tem probabilidade conhecida diferente de zero, podendo ser incluído na amostra.
Tipos de Amostragem Probabilística:
Aleatória Simples esse tipo de amostragem, é equivalente a um sorteio lotérico. Nela, todos os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra, e todas as possíveis amostras têm também igual probabilidade de ocorrer.
Aleatória estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. Amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato. Proporcional, o número de elementos sorteados em cada estrato é proporcional ao número de elementos existentes no estrato. Estratificada ótima, toma, em cada estrato, um número de elementos proporcional ao número de elementos do estrato e também à variação da variável de interesse no estrato, medida pelo seu desvio-padrão.
Conglomerado quando a população apresenta uma subdivisão em pequenos grupos, chamados conglomerados, é possível - e muitas vezes conveniente - fazer-se a amostragem por meio desses conglomerados, a qual consiste em sortear um número suficiente de conglomerados, cujos elementos constituirão a amostra. Ou seja, as unidades de amostragem, sobre as quais é feito o sorteio, passam a ser os conglomerados e não mais os elementos individuais da população.
Sistemática quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente. Assim, por