Paradigma
No campo da administração, como em muitos outros, os paradigmas mudam constantemente. As mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude. Em função de seus paradigmas as pessoas podem perder novas oportunidades. Em pouco tempo houve uma grande mudança nas formas de produção e consumo, urbanização, divisão das pessoas em classe, profissões e muitos outros aspectos da sociedade durante a revolução industrial, onde a principal invenção foi à máquina que complementou e substituiu o trabalho humano. No século XXI, a revolução Industrial continua evoluindo e ao mesmo tempo continua lenta, a revolução digital representa a complementação e a substituição de certas atividades intelectuais por computadores. O quadro a seguir apresenta um resumo do contraste entre as duas situações:
CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS
CARACTERÍSTICAS DO SÉCULO XXI
Revolução Industrial: Substituição e potencialização do trabalho humano por meio de máquinas.
Revolução digital: substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e processamento de informações e computadores.
Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes.
Trabalhadores em serviços, profissionais liberais e trabalhadores do conhecimento mais numerosos que os operários clássicos.
Trabalhador Especializado; operador de máquinas, qualificado apenas para a realização de uma pequena parte da tarefa total.
Grupo de trabalhadores auto-geridos e polivalentes. Em certos casos, o trabalho na linha de produção requer educação universitária.
Emprego e Carreira estáveis.
Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, administração empreendedora.
O QUE SÃO PARADIGMAS?
São modelos ou padrões que servem como marcos de referencia, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com as situações. Também podemos dizer que são imagens, figuras e estórias que carregamos em nossas mentes a respeitos de nós