Socialismo
Socialismo
Alunas: Babila Viégas, Júlia Andrade e Victória Longuini
Série: 8ª série “B”
Professor: Éder Lopes Zanella
Índice
1 – Socialismo Geral
2 – Socialismo Cristão
3 – Socialismo Científico
4 – Anarquismo
5 – Conclusão
6 – Bibliografia
Socialismo no Geral
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo. Entre os principais críticos do socialismo encontram-se John Stuart Mill, Alexis de Tocqueville, Karl Popper, Eugen von Boehm-Bawerk, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek e Joseph Schumpeter. Popper dizia que o historicismo marxista não poderia ser considerado uma teoria científica, pois não é falsificável pela experiência humana, considerando este historicismo como inimigo da sociedade aberta, por ser ontologicamente impossível de negá-lo.
Socialismo Cristão
Durante a Revolução Industrial, uma série de teóricos cristãos, como Robert Lamennais, Adolph Wagner e J.D. Maurice, entre outros, lançaram apelos às classes dominantes para que aliviassem os sofrimentos das classes trabalhadoras.
Dessa forma nasceu o socialismo cristão que era uma tentativa de aplicar os ensinamentos de amor e de respeito aos próximos e aos problemas sociais gerados pela