Reação Álcali-Agregado
REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO
Fábio Cervantes Lima – RA: 198123
Diego Henrique de Souza Valentinari – RA: 197651
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium fabiocervanteslima@hotmail.com
A reação álcali-agregado é um tipo de patologia apresentada em alguns concretos, geralmente aparece em construções que possui muita umidade. Ela ocorre através da reação do agregado com álcalis proveniente geralmente do aglomerante, efetivando alguns danos estruturais podendo ser irreversíveis.
Introdução
No ramo da construção civil não há dúvidas que o concreto seja um dos materiais mais utilizados e mais estudados. Ele é basicamente constituído de água, aglomerante, agregado miúdo e agregado graúdo e em alguns casos aditivos para melhoria de algumas características. Uns dos principais motivos por sua utilização é por ser um material de alta resistência e durabilidade. Porém, esse material aparentemente tão durável também sofre intervenções ambientais e, consequentemente, surgem alterações em sua microestrutura e em suas propriedades com o passar dos anos. (GIORDANO, 2007, p. 1). Esse material pode sofrer diversos tipos de patologia, um deles é a reação álcali-agregado que vem chamando a atenção.
A reação álcali-agregado pode ser definida como um processo químico em que ocorre a reação entre o agregado mineral reativo e os hidróxidos alcalinos (geralmente provenientes da hidratação do cimento) que estão dissolvidos na solução dos poros do concreto, através da presença de umidade. Segundo Vasconcelos (2005, p.1), de forma bastante simplificada, essa combinação química conduz à formação de um gel expansivo, causando tensões internas na estrutura de concreto e assim, o aparecimento de fissuras e a perda da capacidade resistente da estrutura.
Essa combinação causa danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis, geralmente, em obras de grande volume de concreto, tais como barragens, blocos de fundação,