Efeito da Ordem dos Exercícios Físicos
Assim, alterações no número de repetições podem afetar a PSE. O volume total de trabalho (VTT) infl uencia nas adaptações crônicas ao treinamento e também pode ser afetado pela ordem dos exercícios.
O objetivo foi verifi car o efeito da ordem dos exercícios para membros inferiores no número de repetições realizadas, na PSE e no VTT. Doze homens treinados (19,3 ± 2,1 anos, 71,1 ± 9,8 kg, 172,4 ± 6,1 cm, 23,3
± 11,5 meses/treino) realizaram duas sessões com os exercícios “leg-press” (L), mesa fl exora (F) e cadeira extensora (E) em diferentes ordens (LFE ou EFL). Foram utilizados testes t de “Student” pareados com ajuste de Bonferroni para comparações múltiplas. O número de repetições em L e E diminuiu quando realizados no fi nal da sessão. As repetições realizadas em F diminuíram na LFE. A PSE de E foi maior quando realizada no fi nal da sessão, porém de L e de F não foram afetadas pelas diferentes ordens. O volume de trabalho total de LFE foi maior. Em conclusão, a ordem dos exercícios envolvendo membros inferiores afeta o número de repetições e a PSE de um exercício além do VTT, ressaltando a importância da ordem dos exercícios como uma importante variável na prescrição do treinamento.
A ordem de execução dos exercícios influencia o número de repetições?
R: Sim. O número de repetições no Leg Press e na Cadeira Extensora diminuiu quando realizados no final da sessão. As repetições realizadas na Mesa Flexora diminuíram na LFE. A PSE da Cadeira Extensora foi maior quando realizada no final da sessão, porém no Leg Press e na Mesa Flexora não foram afetadas pelas diferentes ordens.
É necessário realiza aquecimento antes da aplicação dos