vasco
7.1 Introdução
Na primeira parte dos nossos estudos analisamos um conjunto de dados por meio de técnicas numéricas e gráficas que permitiam que tivéssemos uma idéia da distribuição do conjunto em estudo. Estudamos Estatística Descritiva, em especial Medidas de Tendência Central ou de Posição (Média, Mediana, Moda, Quartil, Decil, Percentil) e Medidas de Dispersão (Variância, Desvio Padrão, Coeficiente de Variação).
7.2 Probabilidade
No mundo dos negócios como na vida em geral, muito do que fazemos não tem resultado certo. Então, quando formamos opiniões ou tomamos atitudes precisamos de estimativas da medida de nossa incerteza. Podemos estar incertos se devemos ou não promover uma liquidação, se existe congestionamento no trânsito, se haverá cortes de energia, se existe vírus no software que acabamos de receber, etc. Felizmente existem leis de probabilidade que nos ajudam a tomar decisões.
A Teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria e desenvolve modelos que podem ser usados para estudar os experimentos aleatórios.
7.3 Fundamentos
O objetivo principal deste capítulo é firmar um conhecimento sólido dos valores probabilísticos que serão utilizados em capítulos subseqüentes. Um objetivo secundário é desenvolver os conhecimentos básicos necessários para a resolução de problemas simples de probabilidade .Esses conhecimentos têm por si só grande valor como instrumentos de tomada de decisões que possibilitem melhor compreensão do nosso mundo.
Ao lidarmos com problemas de probabilidade, vamos encontrar experimentos, eventos e a coleção de todos os resultados possíveis.
7.4 Definições
7.4.1 – Experimento: é qualquer processo que permite ao pesquisador fazer observações.
7.4.2 – Experimentos determinísticos: diremos que um experimento é determinístico se, repetido em condições semelhantes, conduz a resultados essencialmente idênticos. Exemplo: a temperatura em que a água ferve.
7.4.3 – Experimentos