riscos de projetos
O Livre Comércio é a expressão da moda, talvez a mais manipulada no mundo de hoje.
Nos anos 90 a resistência dos movimentos sociais foi contra o modelo neoliberal, que então se associava aos planos de "ajustamento estrutural" emanados do Fundo Monetário Internacional e calorosamente apoiados pelo Banco Mundial.
Actualmente vivemos a "onda do livre comércio", que ultrapassou muito o significado tradicional da expressão livre comércio e hoje significa não só [...] comércio como a projecção global de uma estratégia de dominação imperialista que utiliza o neoliberalismo como seu modo de ser, mas que se ramifica e estende, constituindo um verdadeiro pacote integrado.
Uma grande dificuldade, no entanto, não só para os negociadores dos acordos internacionais, mas também para os exportadores e seus representantes, tem sido a diferenciação entre medidas de proteção ambiental exigidas pelos importadores, que são efetivamente necessárias e legítimas, daquelas empregadas com finalidade principal de restringir o comércio - protecionismo. Neste último caso, tais medidas estariam muito mais comprometidas com a proteção dos mercados internos frente à concorrência de produtos importados.
O Livre Comércio é a expressão da moda, talvez a mais manipulada no mundo de hoje.
Nos anos 90 a resistência dos movimentos sociais foi contra o modelo neoliberal, que então se associava aos planos de "ajustamento estrutural" emanados do Fundo Monetário Internacional e