educaçao
Introdução
Trabalhar em sala de aula, partindo da realidade do aluno, é um desafio constante.
A motivação de alunos e professores pelas trocas de experiências e a atuação do professor como um mediador em todo o processo são práticas presentes na aprendizagem construída através do programa “Lições do Rio Grande”. Em nossa comunidade escolar, nesse primeiro semestre letivo de 2010, a proposta das atividades foi pensada pelos professores, em planejamento coletivo de aulas, a partir do tema-gerador “Depredação do patrimônio”. As aulas de todos os componentes curriculares entrelaçaram-se na reflexão: por que é importante preservar o patrimônio?
E também, de forma
interdisciplinar, buscaram-se construir práticas pedagógicas que fomentassem atitudes de respeito e valorização do patrimônio por toda comunidade escolar. O estudo e a prática pedagógica dos Referenciais Curriculares, dos Cadernos do Professor e Cadernos do
Aluno, do “Lições do Rio Grande” nortearam nossa ação docente e o resultado foi alunos e professores motivados em sala de aula; educadores mediadores do processo; alunos pesquisadores da realidade em que vivem; conhecimento compartilhado e construído pelos alunos interagindo constantemente no seu processo de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, transformando (de forma gradual e progressiva) o conjunto da realidade na qual estão inseridos.
Justificativa
O cotidiano de nossa comunidade escolar estava transparecendo uma realidade de descaso com o prédio, com o espaço físico, com os objetos do ambiente escolar, com o acervo da biblioteca, com o patrimônio como um todo. Perante essa situação, nos sentimos desafiados a buscar formas para modificá-la e transformá-la, destacando valores e princípios construtivos a serem vivenciados.
Objetivo Geral
Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de respeitar e valorizar o patrimônio e a propriedade coletiva.