riegl
ARQUITETURA E URBANISMO
MAYRA PEREIRA LIMA
ALOIS RIEGL E “O CULTO MODERNO DOS MONUMENTOS”
Aracaju
2014
MAYRA PEREIRA LIMA
ALOIS RIEGL E “O CULTO MODERNO DOS MONUMENTOS”
Resumo apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do prof. Walter Chou como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Técnicas
Retrospectivas
.
Aracaju
2014
Vianense, Alois Riegl é um historiador da arte, que escreveu “O culto moderno dos monumentos” e nele estabelece princípios para a preservação histórica. A obra escrita em 1903, é dividida em três capítulos.
Primeiro Capítulo: Atribuição de valores aos vários tipos de monumentos; Monumentos intencionais são obras criada pela mão do homem com o intuito preciso de conservar, para sempre presente e viva na consciência das gerações futuras, a lembrança de uma ação ou destino. Ou seja, relaciona-se com a manutenção da memória coletiva de um povo, sociedade ou grupo.
Monumentos não-intencionais, artísticos e históricos, tem seus valores atribuídos por nós, humanos da atualidade, e as caracterizamos não por critérios de memórias e sim por suas características artísticas e históricas. Para Riegl não existe um valor artístico absoluto, mas apenas um valor relativo, pois cada monumento não exprime valor apenas na arte, e sim na história da arte.
O valor histórico de cada monumento está atribuído a vontade artística de cada época. Se na antiguidade a arte tinha que responder critérios para ser considerada arte na atualidade valoriza-se toda e qualquer manifestação artística.
Segundo Capítulo: estabelece os valores de rememoração, que se dividem em valor de antiguidade, valor histórico e valor de rememoração intencional.
O valor de