riegl revista agulha

1096 palavras 5 páginas
A influência de Alois Riegl (1858-1905) não se fez sentir apenas em historiógrafos renomados como Erwin Panofsky (1892-1968). Ela foi determinante para quase meio século de estudos artísticos em língua alemã. Seu estudo visou restituir o pleno rigor às categorias de uma verdadeira ´filosofia da história da arte', de caráter indisfarçavelmente hegeliano. Exercitado num paciente e lúcido trabalho de análise histórico-estilística, representou a mais efetiva reação ao espírito excessivamente filológico das investigações históricas do século passado.
Convencido de que a ´universalização´ da história da arte é imprescindível, Riegl se insurge contra o que considera serem os dois mais nocivos preconceitos da tradição historiográfica de sua época. Em primeiro lugar, chama-nos a atenção para a insensatez de uma distinção (que, pressupondo uma hierarquia, se torna estigmatizante) entre as chamadas 'artes maiores' - relativas à representação do mundo humano - e artes 'menores' - relativas exclusivamente à ornamentação. Seu posicionamento quanto a isso é configurado com total clareza em Stilfragen: Grundlegungen zu einer Geschichte der Ornamentik (Questões de estilo: Fundamentos para uma história do ornamento), obra que, escrita em 1893, implementa uma criteriosa e trabalhosa história do ornamento, desde o antigo Egito até a arte árabe. Em segundo lugar, renega qualquer tipo de desprezo apriorístico por alguns períodos da produção artística - como os do Império Romano e os do barroco - erroneamente julgados mediante critérios extraídos da arte grega e da arte renascentista italiana.
Com esse propósito, Riegl publicou em 1901, Die Spätromische Kunstindustrie nach den Funden in Österreich-Ungarn (A indústria artística do Império Romano tardio segundo as descobertas no Império Austro-húngaro) e, em 1907, Die Entstehung der Barockkunst in Rom (A gênese da arte barroca em Roma), onde procura dar a conhecer o caráter e determinar os modos de ver e sentir artísticos próprios

Relacionados

  • 271443vIRGINIA COSTA
    26593 palavras | 107 páginas
  • O Olhar Distanciado Claude Levi Strauss
    129706 palavras | 519 páginas
  • ADORNO Theodor
    115839 palavras | 464 páginas