rh rh
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento desse trabalho tem por intuito relatar a importância e a necessidade de uma política de recursos humanos atualizada, sendo uma ferramenta indispensável para que a organização alcance seus principais objetivos. Sendo observado a integração entre gestão de pessoas e qualidade total, pois esse envolvimento e a participação de todas as pessoas dessa organização são fundamentais para alcançar o sucesso esperado dos programas de qualidade, sendo difícil implementar qualquer programa deste teor com pessoal mal-qualificado, insatisfeito e desmobilizado. É válido lembrar que os resultados obtidos nas organizações acontecem através das pessoas por isso existe uma forte preocupação com a qualidade de vida das mesmas, pois elas são peças fundamentais para o funcionamento da empresa.
TEORIA TAYLOR
No início do século XX surgiram os pioneiros da teoria da administração, entre eles destaca-se Taylor que se preocupou muito com a racionalização dos métodos e sistemas de trabalho do que com a racionalização da organização do trabalho. Em toda a sua obra percebe-se uma noção de natureza humana: a idéia do ser eminente racional que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis e as conseqüências da opção por qualquer um deles.
Pensando dessa forma, o homem é encarado como um agente capaz de maximizar suas decisões. Como seus valores são tidos previamente como econômicos, entende-se que o fará em termos de maiores ganhos pecuniários. O homem é ainda visto como um ser que procura um máximo de ganhos com o mínimo de esforços. Diante desse dado cabe ao administrador garantir que o trabalhador dispense o esforço de que é capaz. Para Taylor isso é possível porque existe uma única maneira certa de se realizar um trabalho. Uma vez descoberta, ela maximizará a eficiência.
A descoberta depende do estudo do trabalho em suas diferentes fases e dos movimentos