RH - Recrutamento e Seleção
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO O presente relatório tem por finalidade desenvolver um embasamento teórico sobre o tema “Recrutamento e Seleção” a fim de abordar, inicialmente os principais conceitos teóricos a cerca desse tema.
Na sequencia do trabalho, serão abordados também, principalmente, os temas relacionados às fontes de recrutamento, tipos e técnicas de seleção de pessoas, modelos de processo, e ainda visualizar como funcionam os sites de recrutamento.
2. CONCEITOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
2.1 Recrutamento
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos potencialmente qualificados no mercado de trabalho, dentro ou fora da empresa, para abastecer seu processo seletivo, comunicando e divulgando as oportunidades de emprego que pretende preencher. Ele pode estar focado na busca de candidatos para preencher cargos vagos ou em adquirir novas competências que agreguem valor a empresa, aumentando a competitividade.
2.2 Recrutamento interno
O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, promovendo-os ou transferindo-os para outras atividades mais complexas ou motivadoras. Ele está focado em buscar competências internas, oferecendo um plano de carreira a esses funcionários.
2.3 Recrutamento externo
O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da empresa, submetendo-os ao seu processo de seleção pessoal, estando focado em adquirir competências externas.
2.4 Fontes de recrutamento externo
Segundo Chiavenato, existem 8 maneiras de recrutar pessoas externamente:
1. Anúncios em jornais ou revistas especializadas
O anúncio deve chamar a atenção, despertar interesse, criar desejo e promover uma ação por parte do candidato, enviando seu curriculum vitae à empresa.
2. Agências de recrutamento
Agências de recursos humanos que servem como