RH processamentos
Após a entrevista com o gestor, foram selecionadas 10 varáveis para a pesquisa de clima são elas:
Liderança: Sem dúvida é a variável mais importante de qualquer empresa, e claro, não poderia faltar no Lavoisier. A empresa possui gestão respaldada pela o estilo de governança corporativa, com todos os tópicos teóricos de que o colaborador é o bem mais precioso, porém na observação no local, nota-se que não é bem o que acontece, as pessoas estão mais atentas aos números do que a liderança da equipe em si.
Treinamento: Foi escolhida porque, ao mesmo tempo que existe uma falha na liderança, a percepção de como e quando treinar, passa desapercebido pelos gestores. Para eles esta responsabilidade é mais do RH da empresa do que dos próprios líderes.
Comunicação interna: e-mails e mais e-mails são trocados de setor para setor, e assim, percebe-se a grande burocracia existente na empresa. O formalismo toma conta de dos setores visitados, por isso, a comunicação direta é prejudicada, pois evita o fluxo de ideias e a imediata correção quando algo não vai dar certo.
Avaliação de desempenho: Fundamental dentro do Lavoisier, porém não bem aplicada por ela. O cronograma é que exista pelo menos 1 avaliação por mês e o feedback seja aplicado, mas um grande pecado em não se cumprir os prazos determinados, consequência, é claro, das variáveis já citadas acima.
Qualidade de vida: A empresa possui um ponto positivo nesta parte, em que, os colaboradores possuem ambientes agradáveis e programas de incentivo a produção e áreas de repouso e descontração. O objetivo aqui, é demostrar que este ambiente pode ser melhorado e melhor distribuído, pois não é para todos.
Benefícios: Nada a declarar além do básico. O programa de qualidade de vida poderia ser um diferencial, mas como nem todos podem participar, não pode ser considerado um benefício cedido pela empresa. Este