administração
A análise do retorno do investimento é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.
Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas: Retorno Efetivo, Retorno Exigido e Retorno Previsto.
• O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posteriores. O retorno previsto serve como medida e ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.
• A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento. De fato, o valor de um investimento é o equivalente ao atual dos seus fluxos de caixa futuros, sendo estes convertidos em equivalente atual (ou atualizados) justamente à taxa de retorno exigida.
• A taxa de retorno prevista é função do preço (ou custo) do investimento e do fluxo de caixa futuros atribuíveis ao investimento. Sendo incerto este fluxo de caixa futuros, resulta que a taxa de retorno prevista é também incerta, apresentando-se mesmo como uma variável aleatória. Aqui reside o seu risco, que terá que ser medido, para ser tido em conta na estimação dos prêmios de risco a incluir nas taxas de retorno.
Levantamento e análise da situação atual
A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles, financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado. Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do ambiente externo e a análise interna.
A partir da análise dos ambientes externo e interno, a empresa pode confrontar as informações e cruzar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Esse procedimento é conhecido como “análise SWOT”. “A SWOT é um marco no planejamento estratégico. Ela finaliza o processo analítico e inicia a parte estratégica.