Sic fiscal
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
SETOR: FISCAL
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Para Padoveze, Sistema de informação é um conjunto de elementos interdependentes ou um todo organizado ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se com um processamento de recursos (entradas de sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamento, saídas). Também compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e a correspondente tradução das informações. Segundo Gil, os sistemas de informações compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnologicos e financeiros agregados segundo uma sequencia logica para o processamento dos dados e a correspondente tradução das informações.
Conceitualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON, 1992), entende-se o Sistema de Informação Contábil como um conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e editagens de relatórios que permitem:
. Tratar as informações de natureza repetitiva com o máximo possível de relevância e o mínimo de custo;
. Dar condições para, através da utilização de informações primárias constantes do arquivo básico, juntamente com as técnicas derivadas da própria Contabilidade e/ou outras disciplinas, fornecer relatórios de exceção para finalidades específicas em oportunidades definidas ou não.
Um dos objetivos da Contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas. A Contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar e também prever e projetar exercícios seguintes.
A Contabilidade, assim como