Relatorio Completo Quimica 1
CURSO DE BIOMEDICINA
DAIANE SABRINA JAQUES
INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL
VERIFICAÇÃO DE PH
PROCESSAMENTO DE AMOSTRA E TIPAGEM SANGUINEA
Cotia
2014
DAIANE SABRINA JAQUES
INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL
VERIFICAÇÃO DE PH
PROCESSAMENTO DE AMOSTRA E TIPAGEM SANGUINEA
Relatório de aula prática de apresentação laboratorial, PH e amostra biológica apresentado ao Prof. Ms. Hélio Rodrigues da Silva, como parte do critério de avaliação da Disciplina de Química Instrumental do Curso de Biomedicina da Faculdade Mário Schenberg.
SUMÁRIO
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3 MATERIAL E MÉTODOS 5
Vidrarias e outros: 5 pH: 5
Processamento de amostra: 5
Tipagem sanguínea: 5
4 RESULTADOS 6
5 DISCUSSÃO 6
6 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIA 8
1 INTRODUÇÃO
Frequentemente os laboratórios de química utilizam um método para verificação do volume de um reagente usado com um analito. Este método é denominado Titulação. Para tal método é necessário vidrarias de medida, como bureta, balança e proveta para alcançar o volume desejado da solução. Porém, estas vidrarias apresentam uma margem de erro em suas medidas de 0,05 ML (ASSUMPCAO, 2010).
O pH é a concentração dos íons de hidrogênio em determinado material (sangue, solução ou componente), sendo este dividido em ácido ou base de acordo com os valores apresentados pelos materiais.
O pH com valores de 7 à 14 apresentam alcalinidade; pH com valores de 0 à 7 apresentam acidez e os neutros com valor igual à 7 (MUNIZ, 2006).
Exames de tipagem sanguínea frequentemente solicitados na gravidez determinam o grupo sanguíneo e o fator Rh. Os fetos Rh – positivos com mães Rh-negativam devem receber imunoglobulinas anti-Rh durante a gestação (TESTS, 2012).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Imersão do aluno de biomedicina no laboratório de química; apresentação de instrumentos e meios na verificação de pH; coleta e processamento de amostra sanguínea e tipagem sanguínea em tubos