PBL 1 Eco B 1
Relatório Final – Problema nº: 01 – Data: 10/04/2015
Grupo: Keynes
Nome
Papel
Presença
(Professor)
Nota de
Debate
Daniel Amaral
Líder
Pamela Souza
Porta-voz
Isabella Bellini
Redator
Natalia Estaofoca
Membro
Francisco Medeiros
Membro
Viviane Santana
Membro
1. Problema de pesquisa e conceitos levantados para determinar a solução
O grupo inicialmente definiu o problema como sendo: Quais são os reflexos do ajuste fiscal na economia brasileira?
Os conceitos utilizados para formular a solução foram:
Ajuste fiscal
Inflação
PIB, IPCA
Politica fiscal
Déficit e Superávit
Índice de confiança
Crescimento Econômico
2. Solução conceituada (associação do problema) com conceitos relevantes
Que o Brasil está em crise não é novidade para nenhum de nós. O que tem criado grande polêmica é qual será a ação do governo para amenizar e solucionar o quanto antes tudo isso e suas possíveis consequências. Deste modo, o grupo Keynes adotou uma postura a favor do ajuste fiscal como proposta que contribuirá para determinar o melhor desfecho para tal crise.
Em poucas palavras, é possível dizer que o crescimento econômico é um processo que é sustentado ao longo do tempo, onde os níveis de atividade econômica aumentam constantemente. Trata-se de uma fatia da pizza chamada “desenvolvimento econômico”, que ao longo do tempo, provoca algumas mudanças fundamentais em sua organização e em suas instituições. Mas com o estudo do crescimento econômico, busca-se fazer a análise da evolução da riqueza e da produção de um país.
O crescimento econômico só diz respeito à elevação do produto agregado do país, ou seja, refere-se à tendência, a longo prazo, da produção de um país ser mostrada pela evolução do PIB. A taxa de crescimento do PIB em termos reais, e o PIB real por habitante (PIB per capita), são as duas grandezas que podem ser empregadas para medir o crescimento econômico.
Os fatores básicos do crescimento são:
Disponibilidade