Relatório VIII
Coronel Fabriciano - MG
Junho/2014
Introdução às técnicas de laboratório
Reações Químicas I
Aula 8: Reações Químicas I
Resumo
Este relatório tem por objetivo registrar os procedimentos e resultados da prática de reações químicas I. O conteúdo ressaltado na mesma é de extrema importância para o uso de laboratórios químicos, sendo assim, indispensável o aprendizado de tais técnicas. O documento contém o modo como devem ser manuseados os materiais e suas utilidades.
1 Objetivo
Identificar algumas reações, de acordo com o processo envolvido, como de síntese, análise e dupla troca.
Analisar o aspecto quantitativo das reações.
Realizar o relatório da atividade experimental.
2 Introdução
O fenômeno pelo qual um ou mais substancia é transformada em outra é chamado reação química. A equação química é uma representação abreviada da transformação ocorrida, envolvendo a substancia transformada, reagente, a substancia produzida, produto, o estado físico dos reagentes e dos produtos e as condições (temperatura, pressão, solventes, etc) nas quais a reação se processa. A equação deve estar devidamente balanceada, tanto do ponto de vista de massa, como de carga.
Cada reação química tem suas condições próprias que devem ser satisfeitas para que sua realização seja possível.
Condição comum a todas as reações químicas é que, sendo responsáveis pela transformação da matéria, todas elas obedecem ao principio de conservação das massas.
As reações químicas podem ser classificadas de duas formas principais.
1- Quando à variação do número de elétrons; a- Reações químicas em que há transferência de elétrons > Oxi-redução; b- Reações químicas em que não há transferência de elétrons
2- Quando à complexidade; a- Reações de síntese } Podem ou não ser de oxi-reduçao b- Reações de análise } Podem ou não ser de oxi-reduçao c- Reações de simples