relatorio
Os relatórios devem ser redigidos pelos alunos considerando que outras pessoas, além do professor, estão interessadas em obter informações sobre os fatos observados. Assim, é importante que todas as etapas do experimento sejam descritas e discutidas de modo claro e conciso.
As anotações feitas durante a prática de laboratório devem ser completas, claras e exatas. Você deve se habituar a relatar todo procedimento técnico e nunca confiar na memória. Escrever exatamente o que ocorreu e não o que deveria ocorrer. Todos os cálculos devem ser indicados no relatório.
Um bom relatório deve ser curto, de linguagem correta e não prolixo ou ambíguo. As ideias devem ser expressas de maneira clara, concisa e em bom estilo de linguagem.
1 Corpo do relatório
O relatório deve conter os seguintes itens:
CAPA
Nome da instituição
Identificação do aluno (Nome completo, turma, nome no professor e data) Título da experiência
CONTEÚDO
Introdução
Apresentação do assunto, procurando demonstrar sua importância e interesse.
Objetivos
Descrição sucinta dos objetivos da experiência. Parte experimental
a) Reagentes e Materiais
Descrição de todos os reagentes e materiais utilizados para a prática, inclusive nome, marca e modelo de equipamentos.
b) Procedimentos
Descrever sucintamente o procedimento realizado.
Resultados e discussão
Tratamento dos dados obtidos, construindo-se tabelas ou gráficos, quando necessário. Os cálculos feitos devem ser incluídos. No caso de sínteses de compostos, por exemplo, é preciso colocar sempre dados referentes aos rendimentos teórico e prático. As mudanças macroscópicas observadas (mudança de cor, evolação de gás e/ou formação de precipitado) devem ser relatadas. As reações químicas devem ser descritas na forma de equações químicas balanceadas, onde figurem os estados físicos dos reagentes e dos produtos.
Os resultados quantitativos