Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira
803 palavras
4 páginas
Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e ArcheiraAs Serras do Socorro e Archeira constituem locais onde se verifica a presença de elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.
Serra do Socorro
Serra da Archeira
Esta área do sul interior do Município de Torres Vedras abrange 1223 hectares e distribui-se maioritariamente pelas Freguesias do Turcifal e Dois Portos, englobando ainda pequenas áreas das Freguesias de Santa Maria do Castelo e S. Miguel e de S. Pedro e Santiago. A sul confina com o concelho de Mafra onde se desenvolve a encosta sul da Serra do Socorro.
A Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira pretendem seguir as orientações da Convenção Europeia da Paisagem (CEP) e será uma excelente oportunidade para a aplicação de uma abordagem inovadora da implementação da Convenção a nível local no nosso país.
A Convenção Europeia da Paisagem (CEP) tem como principal objetivo promover a proteção, gestão e ordenamento da paisagem, fundamentadas em iniciativas de participação e envolvimento da população local.
Assim, a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, já prevista para classificação no Plano Diretor Municipal (PDM) deverá constituir-se como uma área demonstrativa de uma gestão que encontre soluções compatíveis entre:
as atividades humanas, sobretudo as agrícolas, florestais e cinegéticas, o ambiente e a paisagem uma área de referência para o recreio e o lazer uma área com valores naturais e culturais que se constituam como atrativos turísticos da região e do Concelho de Torres Vedras
Principais Características
Área: 1.220 hectares aproximadamente
Uso do Solo: Agricultura - 40%; Floresta - 15%; Abandonado - 53%; Áreas Urbanas -2%.
Biodiversidade: Principalmente valores de vegetação, salientando–se estruturas vegetais com cercais e matagais, mosaico agrícola e florestal, estruturas ripícolas em diversos estádios de equilíbrio ao longo