Rh - fases evolutivas da gestão de pessoas
1.1 – Tecnicista
A fase tecnicista implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função do RH ao status de gerência. Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros. 1.2 – Administrativa
A fase administrativa marca o surgimento do gerente de recursos humanos.
Pretendia-se com essa mudança transferir a ênfase em procedimentos burocráticos e puramente operacionais para as responsabilidades de ordem mais humanística, voltadas para o individuo e suas relações.
1.3 - Estratégica
A fase estratégica implantou os primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. Foi nessa fase que se registraram as primeiras preocupações das organizações com seus trabalhadores como também a posição gerencial considerada de terceiro escalão, a qual passou a ser reconhecida como diretoria em nível estratégico nas organizações.
2. Quais as características das pessoas vistas como recursos e como parceiros?
Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital