aushaudhs
1317 palavras
6 páginas
HISTÓRICO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS ESUA EVOLUÇÃO
Prof ª Admª Van’essa Côrtes - Gestão de Pessoas. 2014.
ETEC Fernando Prestes.
Tudo começou...
Uma necessidade administrativa de contabilizar os registros dos operário, horas trabalhadas, faltas e atrasos para efeitos de pagamento ou de desconto
(nesse campo pouco ou nada mudou !).
O chefe de pessoal na Europa, EUA ou no Brasil tinha as mesmas características de um sujeito inflexível, seguidor das leis e dono de uma frieza incalculável na hora de demitir alguém.
Porém..
As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Essas, em diversas oportunidades, acabaram por patrocinar estudos e pesquisas na área acadêmica que fizeram com que houvesse uma valorização de novas posturas de comando como forma de se conseguir otimizar os resultados produtivos das organizações. Pessoas como recursos ou como parceiros da organização?
Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível.
Nesse sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais.
Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização.
A moderna Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos: As pessoas como seres humanos, pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos