linguagem portuguesa
LETRAMENTO: UM TEMA EM TRÊS GÊNEROS
Magda Soares
Resumo; análise e conceitos:
Facilitando a leitura do livro:
1- Sinopse: O livro aborda questões de letramento e alfabetização, habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também traz uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema – letramento – em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circustâncias, para três tipos diferentes de leitores.
2- Neste livro, a autora apresenta o tema letramento sob o ponto de vista de três gêneros: o primeiro, o verbete de dicionário, o segundo em um texto didático e, por fim, em um ensaio acadêmico. O livro mostra, a cada diferente situação de enunciação, a cada interlocução um novo ponto de vista, que ao ser analisado ganha novos significados, do mais simples ao mais complexo. Com isso, a autora eleva o tema do letramento as suas dimensões plurais e também cria uma nova prática de produção e divulgação do conhecimento, tendo em vista os seus diferentes leitores (professores, universitários, professores acadêmicos, pesquisadores), movidos , cada um, por necessidades e interesses peculiares.
Essa relação através da qual a autora mostra e divulga, pesquisa e socializa a respeito do tema é uma didática onde amplia a possibilidade de se conhecer e tornar conhecido, alimentando uma cadeia circular, dando “feed-back” ao que é proposto, a produção de um sentido para o que está lendo, conforme diz a autora nas páginas de apresentação do tema.
O tema do Letramento em verbete é novo e técnico, que surgiu da palavra de língua inglesa “literacy” porque tornou-se necessário em decorrência de uma nova realidade social onde não bastava saber ler e escrever, mas responder efetivamente às práticas sociais do ler e escrever exigidos socialmente, apropriar-se da “tecnologia” do ler e escrever. Magda fala que para fazer referência ao que socialmente é marginalizado, não ter acesso aos bens