(Resumo Teoria Geral da Administração - Administração Clássica e Cientíca
A Administração Científica surgiu no século XX, criada por Frederick W. Taylor, sua ideia era reduzir o desperdício de tempo e aumentar a eficácia no trabalho do operário, enfatizando as tarefas. Taylor percebeu que naquela época enquanto o patrão procurava retirar seus lucros através do pagamento por peça ou por tarefa, os funcionários não produziam ou realizavam as tarefas de modo satisfatório, era como um “cabo de guerra” foi o que levou Taylor a procurar uma melhoria, algo que atendesse tanto os patrões como os empregados.
Taylor defendia a ideia de que a Administração deveria ser estudada e tratada de maneira científica e não baseada em dados empíricos, ou seja, não poderia ser baseada em experiências vividas somente.
Através de seus estudos e observações percebeu que os funcionários aprendiam a forma de executar as tarefas ao observarem um ao outro, e isso gerava diversas maneiras de realizar a mesma tarefa de maneira rudimentar. Surgiu então a implantação de um método mais prático, com análises científicas substituindo maneira rudimentar recebendo o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Seus aspectos fundamentais eram: Análise do Trabalho e estudo dos tempos e movimentos, estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do operário, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmio de produção, conceito de homo economicus, condições ambientais de trabalho e padronização. Ficando assim a cargo da gerencia o planejamento, e ao funcionário simplesmente executar não podendo mais realizar da maneira que ele pensasse ser melhor.
O estudo dos movimentos era o instrumento usado para dividir o trabalho, eliminando os movimentos inúteis e simplificando os úteis economizando o tempo e o esforço do funcionário, contabilizando cada detalhe, até mesmo o tempo gasto com saída para necessidades pessoais, esperas, entre outros. Algumas