Evolução de gestao de pessoas no Brasil.
NOVO HAMBURGO
2014
1 INTRODUÇÃO
Todas as técnicas utilizadas atualmente nas organizações empresárias, já passaram por algumas mudanças, na Gestão de pessoas não é diferente.
Existem cinco principais etapas, são elas: Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa e Estratégica. Ao final deste trabalho iremos entender como foi o seu processo evolutivo, e quais principias características de cada etapa percorrida por este processo, que é um dos mais importantes dentro das organizações. Pois sem “pessoas” a empresa não existe.
Iremos também, ver qual a responsabilidade do administrador dentro de cada fase, e comparar a relação da Gestão de pessoas e Administração ao longo destes Cem anos de evolução.
2 CONCEITO
A Gestão de Pessoas, popularmente conhecido como Gestão de Recursos Humanos, não é a mesma coisa.
A Gestão de pessoas tem a capacidade de interagir com os funcionários da empresa, como por exemplo, capacitar os mesmos, aplicar as políticas da empresa, ou seja, tem o dever de humanizar a empresa. Dando o devido treinamento, os funcionários crescem e a empresa cresce junto.
Já a Gestão de Recursos Humanos, trabalha com a área administrativa da empresa, como por exemplo, contratação, seleção de pessoas, pagamentos, demissões, entre outros.
Antigamente quando os funcionários eram chamados no setor de RH, já imaginavam que seriam demitidos.
3 FASES EVOLUTIVAS DA GESTÃO DE PESSOAS
Ao passar dos anos as organizações empresárias sofreram mudanças bem consideráveis, principalmente no que diz respeito ás pessoas.
Tudo começou em 1930, quando os donos das fábricas sentiram a necessidade de saber quantas horas os operários trabalhavam, ter a os registros dos mesmos, contabilizar as faltas, os atrasos, podendo assim descontar o tempo perdido e efetuar o pagamento correto.
Os chefes desta época eram todos parecidos, inflexíveis, seguiam todas as normas, e não