Evolução dos recursos humanos (obs.: esse trabalho foi retirado da internet, não é de própria auditoria)
EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS:
É UMA SITUAÇÃO REAL?
Sandra Stöckli de Vasconcelos
Instituição: INPG Campinas sandrastockli@hotmail.com Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré
RESUMO:
O presente artigo tem por objetivo analisar se as mudanças que ocorreram nos últimos anos na administração de recursos humanos em diversas organizações no Brasil, são alterações de terminologia que refletem também o êxito na evolução do departamento de pessoal para a administração de pessoas, quanto à forma de gerir pessoas – gestão de pessoas. Evoluções essas compreendidas aqui como valorização dos empregados nas organizações, tanto no que diz respeito à remuneração, aos benefícios, quanto à valorização humana. O seguinte problema de pesquisa foi estabelecido: devido à complexidade do ambiente dos negócios na era da globalidade, exigindo que as organizações estejam em sintonia com as demandas do ambiente, isto é, que sejam organizações a serviço do ambiente em que atuam, houve evolução efetiva dos recursos humanos no Brasil, para fazer frente ao novo contexto dos negócios? O artigo, por meio de um breve diagnóstico da realidade brasileira, adotou a metodologia de revisão de literatura.
PALAVRAS CHAVE: Mudanças; Administração de Recursos Humanos; Gestão de Pessoas.
1. INTRODUÇÃO
A administração de recursos humanos, também contemplada no artigo como gestão de pessoas, é fator importante para a vantagem competitiva sustentável do negócio.
Vislumbra-se, assim, que a área de recursos humanos – gestão de pessoas - está incorporada e não desassociada das estratégias organizacionais. Essa incorporação e alinhamento determinam as ações e atitudes na gestão de pessoas, que impactam no sucesso do negócio.
A construção deste artigo teve como ponto de origem o seguinte problema de pesquisa: devido à complexidade do ambiente dos negócios na era da globalidade, exigindo que as organizações estejam em sintonia com as