Lutas (karatê)
MÉTODOS E MATERIAIS Este estudo foi realizado em um Clube de Recreação e Lazer na cidade de Pilar/BA. As atividades foram desenvolvidas para alunos de ambos os sexos, com faixa etária entre 06 e 11 anos de idade. No início foi aplicado o questionário teórico sobre lutas dando ênfase ao karatê, na sequência desenvolvemos alongamentos e aplicamos técnicas de golpes de karatê pa sua defesa pessoal, finalizamos com uma atividade lúdica envolvendo lutas em duplas. Materiais usados:giz,bola.
DESENVOLVIMENTO Importante é perceber o quanto e como as lutas e artes marciais estão presentes em nossa sociedade atualmente, os meios e as formas pelas quais chegam até nós. Podemos passar quase desapercebidos das suas manifestações, esquecendo que são parte da cultura do movimento humano, historicamente produzidas e enriquecidas com a cultura dos seus povos de origem.
No Brasil, não somos iniciados em uma arte marcial específica, como ocorre na China, ou na Coréia do Sul, por exemplo, onde trata-se de uma questão cultural do nosso país. A Capoeira, tão popular e presente na nossa história, poderia ser elevada à condição de “arte marcial nacional”, como o karatê é no Japão.
Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como lazer, participação de um grupo social, defesa pessoal, disciplina da mente, condicionamento físico. Algumas