luta karate
Dhenis Camargo de Carvalho N°
1° Bimestre
1° Tema: Luta – Karatê
O caratê ou karaté Okinawan é uma arte marcial japonesa que surgiu em Okinawa e foi desenvolvida sob forte influência do kenpõ chinês, um sistema de combate corporal sem armas muito semelhante ao Kung Fu. O carate (karaté) Okinawan é um desporto de combate muito técnico, onde os lutadores utilizam todo o tipo de golpes, como pontapés, socos e joelhadas para vencer os seus adversários. Por outro lado, os caratecas (nome dado aos praticantes da modalidade) também dominam várias técnicas:
As técnicas de projeção (ne waza) como as que são utilizadas no Jujutsu;
As técnicas de imobilização (katame waza) que são muito conhecidas no Aikido;
Todo o tipo de bloqueios (uke waza), o que lhes permite ser praticantes ainda mais fortes e resistentes.
O termo caratê (karaté) é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias” e está associado ao facto do carateca utilizar apenas armas de combate naturais, como a visão, as mãos, os braços, o corpo, os pés e a inteligência. A prática da modalidade permite desenvolver a força, a velocidade, os reflexos e a coordenação de movimentos e é, sem dúvida, um exercício terapêutico excelente. O objetivo maior desta arte marcial é o aperfeiçoamento do caráter dos seus praticantes e a disciplina do corpo e da mente através de treinos árduos.
No final do milénio passado, especialmente no ano de 1999, na 109ª Sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), confirmou-se o reconhecimento da Federação Mundial de Caratê - World Karate Federation (WKF) como órgão governativo máximo do caratê mundial. Este facto contribuiu para o reconhecimento do caratê como desporto universal e isso levou-o a figurar como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Atenas no ano de 2004. Atualmente, o caratê é um desporto aclamado em todo o mundo e a sua prática atrai milhões de atletas.
Escola Irma Maria dos Santos Inocêncio Lima