filosofia
Iracema
Livramento- Ba
Outubro/2014
Colégio Estadual João Vilas Boas
Clovis Lima
Bruno Meira
Estela Vieira
Jessica Fraga
Laryssa Leão
Iracema
Trabalho apresentado á professora Sidinéia tendo como disciplina literatura requisitado a 3° unidade do 2° ano
Livramento-Ba
Outubro/2014
Alencar, José Martiano de,Iracema,1/ edição, setembro de 1997.reimpressão maio de 2008,editora LPM POCKET ficção brasileira-Romances.
Obra retrata de uma índia Iracema e por um índio Martim, um conquistador luso numa historia de amor que sintetiza muito das contradições do então nascente povo do Brasil, no qual o índio é, ao mesmo tempo, o herói romântico.
Conteúdo é dividido em capítulos, enumerados de 01 aos 33 com 136 paginas, foco narrativo é escrito na 3° pessoa, onde o narrador caracteriza-se os personagens apenas a partir do que se pode observar de seus sentimentos e de seu comportamento.
A historia trata-se de Iracema uma ‘’virgem dos lábios de mel’ ’em que se apaixona por Martim um índio da tribo pitiguara,onde transcorre nas redentantes selvas nordestinas, em que durante a caçada Martim se perde dos companheiros, e encontra então a índia Iracema, assustada e amedrontada fere o jovem no rosto com uma flechada, sem presenciar nenhuma reação, ela arrependida corre até o jovem branco,oferencendo-lhe hospitalidade, quebrando ao mesmo instante com ele a flecha da paz .
Martim é recebido na cabana de Araquém, onde mora com a filha, a ao cair da noite deixa sozinho na cabana, para que ele seja servido pelas mais belas índias da tribo,o jovem estranha a ausência de Iracema a qual lhe explica o porque não pode servi-lo, pois é ela quem conhece o segredo da bebida ao pajé. Naquela noite, a tribo tabajara festeja a vinda do grande chefe Irapuã, para contra os pituguaras.
O jovem branco aproveitando a escuridão resolve ir embora mata a dentro, onde apareceu Iracema visivelmente magoa