LUTAS KARATÊ
O Karatê tem a sua origem na Índia e posteriormente na China, há aproximadamente 12 séculos. As suas origens reportam-se ao monge budista Bodhi Dharma, uma vez que foi ele quem desenvolveu o sistema marcial conhecido como Shorinji Kempo (ou Kung Fu Shaolin). Foi Sakon Matsumura quem, em 1900, alterou o nome de To-De para Okinawa-te.
Em 1901 o To-De deixou de ser ensinado de forma secreta, e passou a ser ensinado de forma obrigatória nas escolas de Okinawa (Japão). Nesse período havia três principais núcleos de "Te" em Okinawa e estes núcleos eram as províncias de Shuri, Naha e Tomari. Consequentemente, os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te.
O Karate moderno foi aprimorado e divulgado por Gishin Funakoshi (1869-1957), após estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Em 1922, já em Tóquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão, difundindo seu sistema juntamente com o ZEN (exercícios mentais).
Devido ao fato do Karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de estilos foi desenvolvido. Os mais praticados são Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, cuja filosofia e luta são as mesmas, variando um pouco a forma. Após a Segunda Guerra, o Karate espalhou-se para o mundo.
A palavra "karate" é derivada de uma expressão usada na filosofia zen, que pode ser considerada como parte integrante da filosofia oriental. A palavra "sora" que se pronuncia também como