Fibra de kevlar
1.1) Introdução ao Kevlar
Kevlar é uma aramida, um termo inventado como uma abreviatura de poliamida aromática.Este, ou poliparafenileno de tereftalamida, é uma poliamida sintetizada pela primeira vez pela química Stephanie kwolek, em 1965, quando trabalhava para a Dupont.É uma fibra sintética muito resistente e leve com aplicações muito variadas sendo muito resistente ao calor e 7 vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Esta poliamida contêm grupos aromáticos, e há interacções entre estes grupos, assim como interacções por pontes de hidrogénio.Combinando n vezes a fórmula básica (-CO-C6H4-CO-NH-C6H4-NH-), teremos a formulação do polímero Kevlar. O seu valor de Tg e Tm é de 375ºC e 640ºC respectivamente.O polímero é cristalino, as fibras têm alto módulo, é resistente quimicamente e tem estabilidade dimensional. Podemos ter dois tipos de Kevlar consoante a aplicação e propriedades pretendidas, embora ambos partilhem uma elevada resistência mecânica e baixa densidade.
Kevlar 29- utilizado em vestes balísticas sendo mais rígido que o Kevlar 49 e 5 vezes mais resistente a impactos que o aço convencional. Não se funde e pode ser usado sem degradação em temperaturas por nós insuportáveis.
Kevlar 49- utilizado na indústria aeronáutica, aeroespacial e carros de corrida.
1.2) Kevlar como material compósito
Os materiais compósitos são formados por 2 ou mais componentes de forma relativamente sequencial, macroscopicamente distinguível, constituídos por mais de uma fase, juntos de forma artificial, com filosofia de obter um material final de propriedades melhores que cada m deles individualmente, inibindo algumas suas carências. O Kevlar é um compósito, que pode ser constituído por umas fibras curtas, ou longas de pequeno diâmetro. Por isso o Kevlar pode ser fabricado tendo por base uma matriz que pode ser reforçada por fibras de aramido de pequeno diâmetro ou por fibras de aramido. As fibras