estrutura de mercado
A economia é embasado na microeconomia, onde é determinado o fluxo de dinheiro, os elementos da microeconomia compõe a macroeconomia onde é calculado as taxas de inflação, de câmbio e todos os outro integrantes do sistema econômico.
Esta também é o público alvo das empresas, tal grupo é estimulado ao consumismo para aquecer a economia do país, e as corporações não medem esforços para manter esse fluxo continuo e muitas vezes ferem a ética empresarial.
Fatores Que Podem Levar ao Surgimento de Monopólio
Os seguintes fatores podem levar ao surgimento do monopólio:
• A propriedade estratégica de insumos e matérias-primas: o direito exclusivo ou o direito de propriedade sobre matérias-primas, não permitindo o acesso de concorrentes;
• O desenvolvimento exclusivo de uma tecnologia que dê à firma o monopólio de certos produtos e processos de produção;
• Direitos de patentes sobre um produto ou processo produtivo garantidos por lei;
• Licença governamental para produção exclusiva de determinado produto por parte de uma empresa;
• Uma situação de monopólio natural, em que a dimensão do mercado (tamanho ótimo) não permite a operação eficiente de mais de uma empresa, gerando custos médios decrescentes. Ou seja, a existência de elevados custos fixos e baixos custos marginais caracteriza o monopólio natural. São exemplos de setores caracterizados pela existência de monopólio natural: telefonia, energia elétrica, gás, transporte público). Um monopólio natural é caracterizado quando as economias de escala tornam excessivamente dispendioso que mais de uma empresa produzam em determinado mercado.
• A formação de um cartel, em que as firmas formam uma coalizão e se comportam como