Estruturas De Mercado
ECONOMIA E MERCADO
ESTRUTURAS DE MERCADO
WELLINGTON JUVENAL FERREIRA FONSECA
B9052H-9
JUNDIAI – SP
2014
Estruturas de Mercado
As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis:
Número de firmas produtoras no mercado;
Diferenciação do produto;
Existência de barreiras à entrada de novas empresas.
Em quase todos os modelos existentes vemos que especificamente as estruturas oligopolistas pressupõem em maximizar o lucro total, mas também veremos uma teoria alternativa que maximiza um mark-up, (margem de receita e custos diretos ou variáveis de produção).
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Concorrência Pura ou Perfeita
Concorrência Pura ou Perfeita é nada mais é que um mercado que há um grande número de empresas, que não afeta os níveis de oferta de outros mercados, consequentemente, preço de equilíbrio. Neste mercado existe algumas premissas como:
Produtos homogêneos: não existe diferenciação entre os produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado;
Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
Concorrência Imperfeita
A concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado com as seguintes características principais: muitas empresas, produzindo um dado bem ou serviço; cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos; cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferenciados, e o consumidor tem opções de acordo ce acordo com sua preferência.
A diferenciação dos produtos dá-se