Atps Ens F
Evelin de Mattos 1299212993
Augusto Henrique 445612
Organização do Ensino Brasileiro
Profª de EAD Mª ClotildePires Bastos
Porto Alegre, 15 de Abril de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado a organização do Ensino Fundamental, especialmente na recente modalidade de nove anos, suas vantagens e desvantagens apontadas pelos críticos durante o processo de construção e implementação. Será apresentada também uma breve história da educação brasileira e de seu maior órgão organizador, o Ministério da Educação (MEC) e suas atribuições, metas e desafios. E a necessidade do profissional da educação básica cursar o ensino superior.
Proposta Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental:
Criado durante o governo Vargas, começou como Ministério da Educação e Saúde Pública, cujas preocupações eram: saúde, esporte, educação e meio-ambiente. Apenas em 1995 passou a ser responsável somente pela área da educação. Antes do período Vargas havia o Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.
Em 12 de Junho de 2000 após muitas mudanças em sua estrutura organizacional e criação de secretárias, o MEC passa a ter as seguintes competências: política nacional de educação; educação infantil; educação em geral (ensino infantil e fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância).
Visando alcançar os diversos objetivos em relação a educação, o MEC investe em inúmeros programas e ações.
Em relação a Educação Básica( ED.Infantil,Fundamental e Médio)
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Mais Educação
Ensino Médio Inovador
Parlamento Juvenil do Mercosul
ProInfância
Saúde na Escola
Atleta na Escola
Formação continuada para professores
Livros e materiais para escolas, estudantes e