Estruturas de mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO
Estrutura de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas de mercado, os agentes são maximizadores de lucro.
Mercado é a relação entre a oferta e a procura e que através desta relação será determinado o preço e a quantidade dos bens e serviços a serem negociados. Em qualquer mercado uma das variáveis chaves é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta, este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumente a sua oferta. Desta forma é restabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preços a fim de reduzir seus estoques; desta forma, com os preços mais baixos, mais compradores procurarão o bem. Novamente é assim restabelecido o equilíbrio de mercado. Este é o equilíbrio entre a oferta dos empresários e a demanda dos consumidores que estabelece o preço de equilíbrio, ou seja, o preço que iguala a oferta e a demanda.
Os mercados são classificados de acordo com dois critérios: primeiro a importância da empresa no mercado em que opera, segundo se os produtos comercializados são parecidos ou não. Baseando-se nesses critérios temos quatro classificações de mercado:
• Concorrência