Metologia
ALUNA: LARA LEITE DE SOUZA
PROFESSOR: JOSELITO
1º SEMESTRE TURNO : NOTURNO
RESUMO:
FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Uma pesquisa bibliográfica poder ser desenvolvida como um trabalho em si mesmo ou constituir-se numa etapa de elaboração de monografias, dissertações etc. Essa pesquisa compreende várias fases, que vão da escolha do tema à redação final.
Geralmente nos cursos de graduação, o tema dos trabalhos é sugerido pelo professor, seguindo sempre alguns critérios. È importante relevar a possibilidade de desenvolver bem o assunto dentro dos prazos estimulados e adaptabilidade em relação aos conhecimentos do autor. É necessária a busca em bibliotecas de matérias como bibliografia e fichários.
Quando se localiza informações uteis é necessário se ter uma leitura prévia só para entender o assunto, uma leitura seletiva verificando mais atenciosamente as obras e leitura critica e interpretativa que significa muito para estabelecer as relações e confrontar as ideias finais das obras.
As anotações tornam-se mais funcionais e acessíveis quando são feitas em fichas, ou seja anotações para fins de estudo ou pesquisa e sua vantagem é por de obter informação exata, na hora necessária.. Toda ficha deve ter indicações de seu conteúdo e sua finalidade. Essas indicações começam pelo cabeçalho em seguida anotam-se indicações bibliográficas, depois vem o corpo da ficha que refere-se ao seu conteúdo, cada ficha deve ser arquivada em fichários por ordem alfabética de autores, e cada ficha deve conter um assunto relativo a um autor.
Logo depois de concluído o levantamento bibliográfico torna-se indispensável fazer uma seleção, essa deve ser feita em dois níveis: num primeiro momento escolha-se um material para usar de subsidio, depois o que será aproveitado na Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. De posse ao material selecionado é necessário elaborar um plano provisório de como será seu trabalho, formando assim um esquema de