Estruturas de mercado
Definições
Um mercado é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de umdado produto, isto é, entre a oferta e a procura desse bem. Correntemente, otermo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos váriosprodutos objeto de troca.
Consideram-se habitualmente, partindo do critério da atomicidade (respeitanteao número de vendedores e de compradores presentes no mercado), novepossíveis formas (ou estruturas) de mercado: concorrência, oligopólio,monopólio, oligopsónio, oligopólio bilateral, monopólio condicionado, monopsónio,monopsónio condicionado e monopólio bilateral.
TIPOS DE ESTRUTURAS As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:
a) número de firmas produtoras no mercado;
b) diferenciação do produto;
c) existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes: * Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas; * Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas; * Concorrência monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado; * Oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.
Similarmente, no mercado de fatores de produção, também definimos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.