Kevlar
É conhecido como o material com o qual coletes à prova de balas e armaduras são feitas.
Quem inventou o Kevlar?
Uma química chamada Stephanie Kwolek inventou o Kevlar, enquanto trabalhava para a DuPont, em seus laboratórios de Wilmington. Kevlar é uma marca registada da DuPont para uma fibra sintética de aramida muito resistente e leve. Trata-se de um polímero resistente ao calor e cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.
Existem vários tipos de Kevlar; o que é produzido pela polimerização de p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila tem fórmula básica (-CO-C6H4-CO-NH-C6H4-NH-)n - (238,24)n g.mol-1, é sólido na condição ambiente.
Na expectativa de uma escassez de gás, em 1964, o grupo de pesquisa da DuPont, liderado por Kwolek, começou a procurar uma nova fibra leve, porém forte, para ser usada em pneus. Um dia, ao tentar dissolver um de seus polímeros, algo estranho aconteceu.
Relatou á quimica Stephanie Kwolek :"Normalmente, uma solução de polímero lembra uma espécie de melaço, embora possa não ser tão grossa. E geralmente é transparente. Esta solução de polímero derramou quase como água, e estava turva. Eu pensei: 'Há algo diferente nisso. Isto pode ser muito útil. "
Esse tipo de solução "turva, opalescente, e de baixa viscosidade" seria simplesmente jogada fora. No entanto, o técnico Charles Smullen, que manipulava a máquina de produzir fibras, persuadiu Kwolek a testar a sua solução. Quando fiado como uma fibra, eles ficaram surpresos ao descobrir que, ao contrário de uma fibra bem conhecida da época, o nylon, esta nova fibra não se quebrou. Tanto o seu supervisor quanto o diretor do laboratório entenderam o significado de sua descoberta e um novo campo da química dos polímeros nasceu. Após seis anos, o Kevlar entrou no mercado.
O que realmente é isto?
Kevlar é um tipo de fibra de aramida, abreviação para 'poliamida aromática', onde as moléculas formam cadeias longas e altamente orientadas. As fibras podem ser