Raciocinio logico
Proposição utilizada na lógica refere-se a uma expressão ou enunciado que pode ser verdadeiro ou falso. As proposições não podem ser falsas e verdadeiras ao mesmo tempo.
É todo conjunto de palavras ou símbolos que interpretam ou representam uma ideia ou pensamento completo. Quando uma sentença é verdadeira, dizemos que seu valor lógico é verdadeiro (V), e quando é falsa, que seu valor lógico é falso (F). A definição de proposição considera apenas um desses dois possíveis valores: Uma proposição é uma sentença declarativa que admite um e somente um dos dois valores lógicos – V ou F.
Tipos de Proposições Existentes
Proposição é todo conjunto de palavras ou símbolos que interpretam ou representam uma ideia ou pensamento completo (MANDIN, 2007). Esse conjunto de palavras ou símbolos é uma sentença declarativa. Segundo Morgado e César (2007), essa sentença pode ser classificada, unicamente, como verdadeira (V) ou falsa (F). Assim, uma proposição que não pode ser classificada como falsa será verdadeira. De fato, não se pode atribuir um valor de verdadeiro ou falso as demais formas de sentenças como as interrogativas, as exclamativas e outras, embora elas também expressem juízos.
São exemplos de proposições as seguintes sentenças declarativas:
O número 6 é par.
O número 15 não é primo.
Todos os homens são mortais.
Nenhum porco espinho sabe ler.
Alguns canários não sabem cantar.
Se você estudar bastante, então aprenderá tudo.
Eu falo inglês e espanhol.
Miriam quer um sapatinho novo ou uma boneca.
Proposição Simples: É uma proposição única, isolada.
As proposições simples ou atômicas são assim caracterizadas por apresentarem apenas uma ideia. São indicadas pelas letras minúsculas: p, q, r, s.t...
Proposições simples: p: O número 24 é múltiplo de 3. q: Brasília é a capital do Brasil. r: 8 + 1 = 3 . 3 s: O número 7 é ímpar t: O número 17 é primo
Proposição Composta: É formada por