sistema renal
O sistema renal também pode ser chamado de excretor ou excretório. Cabe ao sistema renal à excreção dos metabólitos de proteínas como veremos a seguir. O sistema renal tem como órgãos principais os rins, estes, por sua vez tem quatro funções principais:
1- Depurar o sangue e promover excreção de metabólitos proteicos
2- controlar o pH sanguíneo
3- controlar o volume sanguíneo e assim controlar pressão arterial
4- secretar 2 hormônios: eritropoietina (induz produção de hemácias na medula óssea) e renina-angiotensina (promove vasoconstricção e aumento de pressão arterial). Pode-se afirmar que a principal função dos rins é a depuração ou filtragem do sangue. A depuração serve para que os rins, mais especificamente os nefrons, possam retirar do sangue e excretar todos compostos nitrogenados resultantes da metabolização das proteínas. Os principais compostos excretados são a uréia, o acido úrico e a creatinina. Além disso ao realizar essa depuração, os rins excretam íons H e controlam pH sanguíneo e excretam mais ou menos água, regulando o volume de sangue.
Para tanto, passam pelos nossos rins cerca de 180 litros de sangue por dia, o que equivale dizer que todo nosso sangue é depurado em cerca de 36 vezes por dia. São excretados cerca de 60 ml de ureia e 1,5 l de urina todos os dias, medidas que evidentemente são dependentes da quantidade de água, Na+ (sodio) e proteínas que foram consumidos. Assim, vamos analisar como ocorre essa depuração nos rins. Para isso precisamos analisar a fisiologia dos néfrons. Mas para podermos entender o funcionamento dos nefros é necessário antes aprendermos o conceito de reabsorção.
Podemos chamar de reabsorção todo processo que leva substâncias de algum tecido para o sangue. Assim, quando uma proteína, ou uma glicose, sai dos nefros e volta ao sangue para ser reaproveitada, ela está sofrendo um processo de reabsorção. Se não houvesse a reabsorção nos rins, perderíamos pela urina toda a glicose e a