Gestão de Pessoa - Massa de Dados
Especificações destes períodos no que tange a área de RH:
Era da industrialização clássica: as pessoas eram vistas com simples fornecedoras da força de trabalho e o modo de lidar com elas era pautado a regras e controle rígido. Nesta época dava-se a denominação de relações industriais, o que por si só explica a visão anteriormente mencionada.
Era da industrialização neoclássica: nesta era não denominamos mais de relações industriais e sim de administração de recursos humanos, onde as pessoas eram vistas como recursos da organização e precisavam ser administradas.
Era da informação: finalmente chegamos à era da informação, a qual se deu a partir de 1990 e ainda vige. A abordagem anteriormente comentada dá lugar a uma nova abordagem, a gestão de pessoas. A visão foi alterada, agora, as pessoas são vistas como fornecedoras de conhecimento e competências, são seres proativos, inteligentes e precisam ser impulsionados.
Eis abaixo uma massa de dados que deu origem a um conceito próprio de gestão de pessoas.
Para Fisher (1996 p.16.). Gestão de Pessoas é o “conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”, em outras palavras, é mais do que um setor ou parte da organização, é a constituição da empresa no que tange as suas normas, aquilo que rege as decisões na relação organização/funcionários e funcionários/ funcionários.
Segundo Gil (2001 p.17.). Gestão de Pessoas “é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Recursos Humanos”, quer dizer, é uma parte da organização que visa o alcance de objetivos por meio do