RH evolução de gestão
1- Quais as características organizacionais da era clássica? Como era a gestão de pessoas na época?
A era clássica ocorreu de 1900 a 1950, teve um papel importante representando o período da industrialização brasileira. Nessa época a eficiência era a preocupação básica, com isso criou-se a padronização dos seus funcionários, elaborando cargos de maneira fixa e repetitiva, assim limitando seus funcionários de novas aprendizagem e crescimento, ocorrendo uma desmotivação com o passar dos anos. Atuava como órgãos intermediário e conciliatórios.
Segundo Chiavenato, suas principais características eram:
(a) Formato Piramidal e Centralizador;
(b) Departamentalização Funcional;
(c) Criação do Modelo Burocrático;
(d) Centralização das decisões no “topo” da pirâmide organizacional.
Nessa época as pessoas eram consideradas “recursos de produção”, juntamente com outros recursos organizacionais (materiais, logísticos e etc.) e o homem era considerado um apêndice da máquina.
2- Quais as principais características organizacionais da era neoclássica? Como era a gestão de pessoas na época?
Segundo Chiavenato, a era neoclássica iniciou após a Segunda Guerra Mundial onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal se tornou inflexível e vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. Adicionou-se às organizações um esquema de departamentalização por produtos e serviços, a fim de agilizar o funcionamento e proporcionar inovação, dinamismo e maior competitividade. As relações industriais foram substituídas por Administração de Recursos Humanos e se passou a enxergar as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como um fator inerte de produção. Na verdade, durante a década de 1980 o mundo continuava mudando e essas mudanças já eram velozes e extremamente rápidas.
Apostila de Teoria Neoclássica, da UNISAM, fala sobre suas principais