Evolução dos modelos de gestão de pessoas
Recursos Humanos no Varejo
Evolução dos modelos de gestão de pessoas
Dorlei Moacir Willms
Professora: Karen Mascarello
Novo Hamburgo
2013
1. INTRODUÇÃO Nesse trabalho, veremos a evolução pela qual passou o setor de recursos humanos nas empresas no período que compreende o início do século passado até nossos dias. Serão abordadas as cinco fases citadas pelo autor Jean Pierre Marras, baseando-se no estudo de pesquisa da professora Tose. Nestas cinco fases o autor demonstra a evolução dos recursos humanos no decorrer da história e suas transformações visando suprir as necessidades dele exigidas.
Dentro destas cinco fases veremos a evolução do serviço de pessoal, desde o período que era apenas uma prestação de mão de obra até os dias atuais, onde assumiu papel de grande importância dentro das organizações. Também será discorrido sobre a trajetória percorrida durante estes dois períodos, com ênfase na autoria de Marras, mas também com a citação de Chiavenato e suas importantes citações sobre o assunto abordado.
Este trabalho não visa ser um referencial sobre o assunto, mesmo porque para isso teria que ser bem mais abrangente, mas apenas dar uma pequena noção sobre a evolução do setor de recursos humanos, levando-se em conta o conhecimento apresentado por estes tão renomados autores.
2. A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS As cinco fases evolutivas da gestão de pessoas
Em seu livro - "Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico" - o autor Jean Pierre Marras, cita os resultados de uma pesquisa realizada pela professora Tose. Nesta pesquisa ela chega a conclusão de que a evolução no modelo de gestão de pessoas pode ser dividida em cinco fases. A seguir veremos quais são essas fases e suas principais características, conforme cita Marras (2000 p.25-27):
a) A fase contábil, pioneira da ‘gestão de