Revolução industrial
A revolução Industrial tem início no séc XVIII na Inglaterra com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo muda. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscas alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também houve o crescimento populacional, trazendo maior demanda de produtos e mercadorias.
O avanço tecnológico,
Na primeira metade do século o sistema de transporte e de comunicação desencadearam as primeiras inovações com os primeiros barcos a vapor e locomotiva, a descoberta da corrente elétrica e do eletromagnetismo.
A energia elétrica aplicada aos motores ,a partir do desenvolvimento do dínamo, deu um novo impulso industrial. Movimentar máquinas e a iluminação de casas e ruas ficaram mais fácil.
Na sociedade o homem sofria com o surgimento das máquinas, a mecanização desqualificava o trabalho o que tendia a diminuição de salário, houve desemprego algumas pessoas se entregavam ao alcoolismo outras se rebelavam contra as máquinas.
O capitalismo se fortalece surgindo então as grandes organizações multinacionais. Depois de tudo isso o mundo já não seria mais o mesmo e, com toda essa transformação, surge a administração moderna em contrapartida ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de se organizarem para se tornarem competitivas.
A burguesia, que chegara ao poder econômico ,atingiu o poder político com a revolução Industrial. Na França derrubou a dinastia dos Bourbons. Na Inglaterra, contribui para a reforma eleitoral. Na Alemanha auxiliou a formação do Estado Nacional Alemão. Nos Estados Unidos, formou um potencial econômico extraordinário. Bibliografia http://historiaadm.blogspot.com.br/2009/11/o-surgimento-da-administracao.html, http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php