Divisão do trabalho social
Ele procura enterder, como se dão as relações entre individuo, e a coletividade a qual ele pertence? Como surge o consenso, sempre necessário para dar estabilidade e coerência a uma sociedade?
Distinção entre solidariedade mecânica e orgânica
A solidariedade mecânica surge nas sociedades primitivas, nas quais os indivíduos se assemelham por terem os mesmo calores e sentimentos. Não há diferenciação entre os indivíduos.
Já a solidariedade orgânica ocorre nas sociedades contemporâneas diferenciadas, nas quais cada indivíduo exerce uma função específica, mas cada função é indispensável para a manutenção e estabilidade da sociedade, assim como acontece em um organismo animal
A sociedade vem antes do individuo, é a sociedade que forma o individuo, nunca o inverso.
Conciência coletiva
Tal consciência só pode manifestar-se em cada consciência individual, mas não é produzida por nenhuma consciência individual, nem mesmo pela soma dessas consciências. Ela é formada pelo conjunto de crenças e sentimentos comuns a media dos membros de uma sociedade.
Como Durkhein ve a sociologia? Basicamente defende a ideia de que os indivíduos são formados a apartir da sociedade. A sociedade não é o resultado da soma de seus elementos constitutivos, o todo vem antes das partes
A divisão do trabalho é um fenômeno social típico das sociedades modernas, de sociedade orgânica nesse sentido sua causa também deve ser social (Jamais individual)
A causa é uma combinação de 3 fatores: O volume (quantidade de indivíduos existentes em uma sociedade de solidariedade orgânica) A densidade de material, e a densidade moral da sociedade.
A divisão social do trabalho é fruto da resolução pacifica da luta pela vida, pois permite o maior numero de indivíduos a sobrevivência diminuindo assim a violência associada a competição. É dai que surge o que chamamos de liberdade individual. Para que a sociedade mantenha-se coesa, é fundamental que seus membros compartilhem