Resenha Excesso de peso em crianças de préescolas
SCHUCH, Ilaine; DE CASTROB, Teresa G.; DE VASCONCELOS Francisco de A.G.; DUTRAD, Carmem L.C.; GOLDANIE, Marcelo Z. Excesso de peso em crianças de pré-escolas: prevalência e fatores associados. J Pediatr (Rio J). 2013;89(2):179−188.
Aristarco de Pinho F. Júnior1
O artigo analisado foi realizado por doutores da UFRGS, da UFMG, da UFSC e um mestre da UFRJ via Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da UFRGS e financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Esse artigo se trata do excesso de peso em pré-escolares e tem como objetivo estudar a prevalência e os fatores associados ao excesso de peso nessas crianças do ensino público do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC).
O título do artigo atende ao tema e ao objetivo do texto, assim como seu resumo e suas palavras-chave se mostram coerentes com seu corpo. Ao longo desse artigo, são descritos os principais resultados de uma pesquisa relacionada ao aumento da prevalência da obesidade na idade pré-escolar e afirma-se que a ocorrência precoce da adiposidade corporal e um ganho de peso rápido representam fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade em idades mais avançadas. Os autores trabalham constantemente com o conceito de obesidade e se fundamentam em dados de pesquisas anteriores a fim de reafirmarem suas ideias. A população de estudo foi constituída por crianças com idade entre quatro e seis anos, matriculados no ano de 2007 em escolas públicas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A pesquisa fez uso do cadastro das escolas públicas do MEC e sua amostragem foi realizada a partir de mesorregiões estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A equipe de trabalho foi formada por 21 nutricionistas e a coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2007. As medidas antropométricas foram aferidas em duplicata, utilizando-se técnicas padronizadas conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).