Revisão SO II
Pois ele segue um protocolo de comando, onde os comandos seguem uma ordem de fila interna e podem ficar pendentes.
2. A otimização rotacional é apropriada para os discos rígidos de hoje? Por quê?
Sim, pois quanto melhor for a otimização, melhor é o desempenho de busca de informações, ainda mais se as informações estiverem espalhadas nas trilhas do disco.
3. Qual a diferença entre os algoritmos SPTF e SATF? Por que projetista escolheria um e não o outro?
O SPTF atende à requisição que ele pode começar a acessar dentro do período de tempo mais curto. O SATF atende à requisição que ele pode acessar completamente dentro do menor tempo possível. Embora o SATF tenha um rendimento mais alto, favorece requisições de pequenas quantidades de dados sobre requisições de grandes quantidades de dados. Assim, ele é mais apropriado para sistemas que emitem muitas requisições para registros de dados pequenos. O SPTF é mais apropriado para sistemas que geram requisições por registros de dados pequenos e grandes, pois não considera o tamanho de uma requisição.
4. Que fatores impedem os sistemas operacionais de obter conhecimento preciso das geometrias de discos rígidos?
Alguns tipos de discos rígidos ocultam informações, como a localização de dados de proteção de erros e de maus setores.
1) Por que a desfragmentação e a reorganização do disco melhoram o desempenho?
A desfragmentação e a reorganização colocam dados de arquivos em blocos contíguos do disco, o que melhora os tempos de acesso, reduzindo a atividade de busca ao acessar dados sequenciais. A reorganização do disco coloca dados usados com frequência ou intensamente em localizações favoráveis do disco (por exemplo, em trilhas da faixa do meio para estratégias de escalonamento não circulares) para reduzir tempos médios de busca.
2)Por que técnicas de compactação de dados podem tornar-se mais práticas no futuro?
Há uma diferença cada vez