Revisão de epistemólogia
O que é o conhecimento? Quando Platão se refere ao conhecimento, ele o faz em oposição à crença e à opinião, que seriam posições não justificadas ou subjetivas. Assim, o conhecimento, ao contrário destes posicionamentos, seria um saber objetivo e verdadeiro.
CONHECER, portanto, significa apreender uma realidade de modo descritivo e explicativo. Ou seja, conseguir representar uma realidade de modo objetivo.
Temos nesse processo duas partes envolvidas:
O SER : AQUELE QUE PENSA E APRENDE AS COISAS É DA RELAÇÃO ENTRE O SER E OS OBJETOS QUE AS DA O CONHECIMENTO
O OBJETO: AQUELE QUE EXISTE NA REALIDADE
A apreensão dos objetos começa na captação destes objetos exteriores e concretos pela mente, através de imagens que simbolizam a existência dos mesmos.
Aula 1: O que é epistemologia: conceituação
Temos, ainda, posturas filosóficas menos radicais como o Relativismo, pelo qual cada indivíduo possuiria sua própria verdade (negando a existência de verdades universais) e o Perspectivismo, que aceita a existência de verdades absolutas, mas que, no entanto, afirma que estas estariam além da capacidade cognitiva humana. Vamos ver mais sobre isso?
Mas, se o conhecimento é possível, ainda que sob certas ressalvas, em torno do que ele é estabelecido?
Alguns filósofos sustentam que o fundamento do conhecimento é sempre a realidade das coisas existentes no mundo e na natureza. Porém, o termo realidade abrange ora a dimensão das idéias que estão na mente – realidade inteligível –, ora as impressões que passam pelos sentidos – realidade sensível.
Realidade inteligível é a capacidade de abstração (ou racionalização) da mente.
Essa posição é conhecida na teoria do conhecimento pelo nome de racionalista, enquanto que realidade sensível representa o dado concreto captado pelos sentidos (como a visão, por exemplo). Essa posição é conhecida na teoria do