Estagio Obrigatório
MATO GROSSO DO SUL
Mantenedora
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
Psicologia e Aprendizagem II
Epistemologia Genética de Piaget
Três Lagoas-MS
2014
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE
MATO GROSSO DO SUL
Mantenedora
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
Adelaide Aluana Rodrigues
Claudia Mariola Moreira
Dhieny Rodrigues Pereira
Tatiane de Souza Alves
Nilva de Matos Cerdan
Epistemologia Genética de Piaget
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Aprendizagem II, orientado pela Professora Bernadeth Bucher, para obtenção de nota referente ao 4º período do curso de Psicologia.
Três Lagoas-MS
2014
INTRODUÇÃO
Trata de uma pesquisa realizada sobre a obra de Jean Piaget que teve sua formação inicial como biólogo, despertou ainda na adolescência, para as questões filosóficas, e que, em seu percurso filosófico, dedicou-se à Psicologia, fundando toda uma área, que denominou de Psicologia Genética; passou então grande parte de sua vida a entender as questões filosóficas relacionadas ao conhecimento, uma nova área denominada por ele de Epistemologia Genética.
Piaget construiu a sua teoria cognitiva - na articulação de dois conceitos: Epistemologia (estudo dos conhecimentos) e Gênese (origem). Ele se dedicou a estudar como se origina o conhecimento, que condições são necessárias para que se passe de um conhecimento menos organizado para um conhecimento mais organizado. Dessa forma, a teoria de Piaget é, primeiramente, uma teoria do desenvolvimento, e os esquemas de conhecimento são precisamente o que se desenvolve.
REVISÃO TEÓRICA
A epistemologia genética é também designada como teoria do conhecimento. Piaget tinha como objetivo definir, tendo com base a Biologia, como uma pessoa passa de um conhecimento anteriormente fraco para um nível de conhecimento Maior. Durante toda a sua vida de pesquisador, buscava as respostas da construção do conhecimento humano. (CAETANO, 2010).
De